sexta-feira, 31 de agosto de 2012


DESMAIO

Consiste na perda transitória de consciência e da força muscular, devido a diminuição do sangue e oxigênio no cérebro, sem a parada da respiração.
Sinais e Sintomas
· Tontura
· Sensação de mal-estar
· Pele fria, pálida e úmida
· Suor frio
· Perda da consciência.
O que fazer:

• Arejar o ambiente
• Desapertar as roupas
• Se a vítima estiver consciente:
• Fazê-la sentar-se com os joelhos pouco afastados e a cabeça entre os
mesmos
• Se a vítima estiver inconsciente:
• Colocá-la com a cabeça em nível mais baixo que o resto do corpo e virada
para o lado durante o tempo necessário.




ASFIXIA
Consiste na obstrução mecânica das vias aéreas. (quais são as vias aéreas)
Sinais e Sintomas:
• Incapacidade de falar
• Respiração difícil e barulhenta
• Gestos de sufocação
O que fazer:
Vítima consciente
• Encoraje-a para tossir vigorosamente.
• Se a vítima continua asfixiada, faça a Monobra de Heimlich – coloque ambos
os braços em torno do abdome, logo acima do umbigo. Segure seu punho com a
outra mão e dê quatro apertões rápidos e vigorosos (para dentro e para
cima).
• Verifique a boca para ver se expeliu o corpo estranho, remova o objeto
somente se visível
• Repetir o ciclo até passar a asfixia ou a vítima ficar inconsciente.
Vítima inconsciente
• Ligar para o número local de emergências médicas (SAMU = 192)
• Avaliar respiração, se a vítima não estiver respirando, aplicar 02 respirações
(01 segundo por respiração), e verificar se o peito está se expandindo.
• Iniciar reanimação cárdio-respiratória (se está havendo expansão do peito),
fazendo 05 ciclos de 30 compressões torácicas e duas respirações (02
minutos) a um ritmo de 100 compressões por minuto, avaliando a respiração a
cada 05 ciclos.
• Realizar uma segunda respiração, se não estiver havendo elevação do tórax,
inclinando a cabeça para trás com elevação do queixo.
• Se não houver elevação do tórax após a segunda respiração, aplicar 05 ciclos
de 30 compressões torácicas, e procurar um objeto na boca, removendo-o se
o encontrar, e aplicar 02 respirações.
ATENÇÃO: esta manobra pode ser aplicada em crianças acima de 01 ano e adultos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HORTA COM GARRAFAS PET: A ESCOLA COMO CO-PROTAGONISTA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


A escola Alice Moreira de Oliveira, situada em Sítios Novos, Caucaia, por intermédio de seus professores, idealiza a criação de uma horta escolar, objetivando o desenvolvimento interdisciplinar da Educação Ambiental permeando todas as relações e atividades escolares, além de motivar a interação aluno-aluno e aluno-comunidade, bem como o contato com uma das fontes de renda deste distrito. No dia 16 de Agosto, alguns professores e alunos se dispuseram a conhecer uma horta de subsistência familiar, para o conhecimento dos procedimentos básicos da montagem, cuidado e preservação. Sob um sol causticante, a trupe deslocou-se  a pé e após uma breve e cansativa viagem, desfrutaram de uma experiência ecológica, proporcionando o comprometimento dos alunos com o meio ambiente, além de comprovarem a exequibilidade da construção desta no espaço escolar. A horta em questão, situada na Agrovilla, que dista mais ou menos 2 Km de Sítios Novos, é mantida pela família de Dona Ana, responsável por nos guiar nessa empreitada. Ressaltamos que esta foi a primeira fase para o desenvolvimento do projeto e que brevemente, estaremos dando prosseguimento efetivamente.



É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.
Victor Hugo
A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
Johann Goethe



Profª Laura e alunas.

Alberto Martiliano, nosso colaborador.





A Trupe: Jornada nas cinzas.



Professoras em ação: Bruna, Janiele, Ysis e Morganna.

Professor Ferdinando.




Hortaliças!




Inseticida natural.


Dona Ana, conhecimento prático dos saberes da terra.



Alunos em contemplação.






"Meu verde, que te quero verde..."







Mudas!











quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Primeiros-Socorros: Introdução







• Primeiros Socorros são a atenção imediata dada à uma vítima cujo estado físico coloca sua vida em perigo. Geralmente se presta atendimento no próprio local.

Objetivo: manter as funções vitais
Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. Iremos apresentar alguns procedimentos que poderão auxiliá-lo em caso de emergência. É importante mencionar que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.

  Fraturas
  Sangramentos

O que o socorrista deve aprender:
• o que deve procurar
• o que deve fazer
• como deve fazer

Princípios:
• Agir com calma e confiança – evitar o pânico
• Ser rápido, mas não precipitado
• Usar bom senso, sabendo reconhecer suas limitações
• Usar criatividade para improvisação
• Demonstrar tranquilidade, dando ao acidentado segurança
• Se houver condições solicitar ajuda de alguém do mesmo sexo da vítima
• Manter sua atenção voltada para a vítima quando estiver interrogando-a
• Falar de modo claro e objetivo
• Aguardar a resposta da vítima
• Não atropelar com muitas perguntas
• Explicar o procedimento antes de executá-lo
• Responder honestamente as perguntas que a vítima fizer
• Usar luvas descartáveis e dispositivos boca-máscara, improvisando se
necessário, para proteção contra doenças de transmissão respiratória e por
sangue.
• Atender a vítima em local seguro (remove-la do local se houver risco de
explosão, desabamento ou incêndio).


Avaliar a vítima:
• Verificar nível de consciência
• Verificar se respira – Ver – Sentir - Ouvir
• Checar pulsação: através da artéria carótida em adultos ou artéria braquial
em crianças
• Verificar hemorragias, fraturas e outras lesões - Inspeção e Palpação
. Improvisar colar cervical quando há suspeita de lesão na coluna cervical.



TRANSPORTE DE VÍTIMAS
  Se houver suspeita de fraturas no pescoço  e nas costas, evite mover a pessoa.
  Para puxá-la para um local mais seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento com o auxílio de um casaco ou cobertor.
  Para erguê-la, você e mais duas ou três pessoas devem apoiar todo o corpo e colocá-la numa tábua ou maca. Se precisar, improvise com pedaços de madeira, amarrando cobertores ou paletós.
  Apóie sempre a cabeça, impedindo-a de cair para trás.